HISTÓRIA DA CIDADE
O povoado pertenceu a São João do Rio do Peixe. Posteriormente o padre Ibiapina deu o nome de Triunfo ao município que antes se chamava de Picada.
Pedindo esmolas, conseguiu dinheiro construiu a capela e a ofereceu ao Menino Deus que é o padroeiro do município.
Significado do NomePedindo esmolas, conseguiu dinheiro construiu a capela e a ofereceu ao Menino Deus que é o padroeiro do município.
Esse nome foi escolhido porque o seu desbravamento ocorreu por aberturas de picadas abertas por autoridades, em busca de cangaceiros.
Em 1864, uma epidemia de cólera amedrontava todos na região e o Sr. Manoel Bernardo fez uma promessa que se a doença não atingisse Picadas, pediria esmolas e construiria uma igreja. A epidemia não chegou ao local e Manoel Bernardino cumpriu a promessa.
Aniversário da Cidade
22 de Dezembro
Gentílico
triunfense
População
9.223 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária de subsistência e um comércio incipiente.
Clima
semiárido
Temperatura Média
27° C
COMO CHEGAR
Localização
Sertão Paraibano
Limites
Com o Estado do Ceará e com os municípios de Santa Helena (17km), São João do Rio do Peixe (25km), Poço de José de Moura (11,5km), Santarém (32km) e Bernardino Batista (15km).
Acesso Rodoviário
Distâncias:
Da Capital:
416 kmOutras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Açude
Foi construído em 1933, com capacidade para 13.000.000 de m³ de água. Há no local importante conjunto arquitetônico feito na época de sua construção. Atualmente o local dispõe de alguns bares e restaurantes, área para banho e passeios de barco, apesar da pouca estrutura Pilões oferece agradáveis condições para passeios e práticas de esporte náutico a exemplo do que ocorre TRIUNFEST. A prefeitura Municipal de Triunfo está dando ênfase à melhoria das estruturas existentes, fazendo a limpeza dos terrenos, pequenas restaurações, pinturas e outros reparos. Por outro lado tem lutado para conseguir a concessão da área para o poder público municipal e um projeto que dê as condições necessárias para a exploração mais ampla do turismo no local.
A porta de entrada do Município de Triunfo é o Açude de Pilões, sendo o marco de divisa com o Município de São João do Rio do Peixe a ponte que fica em frente ao sangradouro deste açude.
Gamela, São Pedro, João Peba e Ermo
Nestas serras, encontramos muitos atrativos como fontes naturais de água, locais onde ocorreram explosões vulcânicas, inscrições rupestres, e pedras com mais de 100 metros de altura propiciando a prática de esportes radicais como rappel, vôos de asa delta e outros, sendo muito favorável também para o percurso de trilhas de motocross. moutainbick, bicicross ou a pé.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
A Banda Cabaçal
- O elemento negro na composição social triunfense é algo singular. Como a nossa região à época da escravatura não fosse de grande importância demográfica ou econômica, comparada com outras regiões do Brasil, a presença do escravo foi quase inexistente, sendo assim a participação do negro na composição racial local se deu de forma bastante indireta, porém, nos anos 50, 1951 para ser mais preciso, aportou no município de Triunfo 40 descendentes diretos de um quilombo que existiu no município de Pombal e, aqui se estabelecendo, constituiu-se na grande contribuição do povo dáfrica para a formação de nosso patrimônio humano e cultural.
Das expressões culturais a mais importante é a Banda Cabaçal, uma das duas únicas existentes em solo paraibano. Guardando as características principais, a banda é uma referencia viva do povo negro e da valiosa contribuição que deu para a formação da identidade brasileira. Suas apresentações em diversos eventos realizados em toda a Paraíba.
Triunfolia
- As nossas comemorações momescas adquiriram nos últimos tempos relevância especial na região. Com uma programação descentralizada, a folia acontece tanto na sede do município quanto na região de Balneário de Pilões, onde os foliões podem aproveitar, além do prazer da festa, as delicias das águas da barragem. Trata-se de mais um evento que a cada ano atrai mais público.
Semana Santa
- As comemorações relativas ao calvário de Cristo guardam traços comuns em nossa região, porém no município de Triunfo algumas singularidades caracterizam essa importante data do calendário cristão. Pratica-se ainda em nossa comunidade a distribuição do pão em forma de peixe e ainda circulam nas ruas grupos de pessoas mascaradas e tipicamente vestidas, aqui denominadas “caboclos”, que representam os algozes de Cristo, popularmente chamados de “judeus”, no caso nenhuma referencia ao povo Judeu, mas uma corruptela da expressão, querendo significar “aqueles que judiaram (quer dizer, maltrataram), a Jesus”. São acompanhados por bandas de musicas que tocam ritmos regionais e arrecadam donativos em alimentos, dinheiro e etc., e tem suas atividades iniciadas na segunda-feira e encerradas no sábado com a malhação de Judas.
É tradicional ainda o carteado (sueca), da sexta santa para o sábado de aleluia, além das encenações da paixão e morte de Jesus.
Forró Pé de Serra
- A nossa comunidade também é rica em eventos e atividades artísticas, realiza anualmente um festival de “forró pé de serra”, resgatando e valorizando o que há de mais autentico na musica regional, possui excelentes literatos, trovadores, repentistas, músicos, artistas plásticos, artesãos entre outras expressões.
Junho
- Triunfest - É um evento de natureza cultural, esportiva, de memória e de turismo, que tem como objetivo principal não só a divulgação do município, como também a preservação dos seus valores.
Sua programação prevê a realização de esportes radicais, náuticos e de aventura; oficinas onde se discute temas ligados ao desenvolvimento local e a memória, entre outros; realização de festivais de arte, a exemplo do TRIUNFORRÓ, (festival de forro pé de serra); realização de exposição agropecuária, vaquejada, além de diversas atividades paralelas.
Já na sua segunda edição, em 2004, o TRIUNFEST consolidou-se como grande acontecimento que tem garantido a presença de milhares de visitantes durante a sua realização.
Dezembro
- a atual administração deu outra dimensão ao evento. Além de atividades cívicas, a exemplo de desfiles, inaugurações de obras e similares, a festa é caracterizada por intensa atividade cultural e também se constitui importante momento de visitação ao município.
- Tem atraído multidões à cidade. Além de impar demonstração de fé, os festejos profanos caracterizados por quermesse, leilões e festa dançante.
Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/5124/triunfo-pb.html#ixzz2dC9PY0in
Nenhum comentário:
Postar um comentário