Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tudo Sobre Pombal (Paraíba)





HISTÓRIA DA CIDADE



Em 1695, o capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, se encontrava no sertão das Piranhas, no lugar conhecido como Arraial do Pinhancó, na tentativa de fundar uma povoação. O grande impedimento eram os índios tapuias, tribos Tarairiús - Curemas e Panatis, que habitavam a região.
Teodósio, em 1697, viajou a capital da Província e solicitou ao governador Manoel Soares de Albergaria, soldados, mantimentos, armas e munições para expulsar os índios do lugar. Atendido, Oliveira Ledo retor-nou e consegue “bom sucesso” frente aos indígenas, e funda em 27 de julho de 1698, a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó (Pombal); há 309 anos.
Em 04 de maio de 1772, foi à Povoação do Pinhancó elevada à categoria de vila, com a denominação de Vila Nova de Pombal. Na mesma data ocorreu a criação da Câmara de Vereadores e sua Emancipação Política, sendo indicado para administrar a vila o capitão-mor, Francisco de Arruda Câmara. O nome Vila Nova de Pombal, diz respeito à Carta Régia de 22 de julho de 1766, que orientava os administradores de vilas a denominá-las com nomes de localidades e cidades de Portugal. É engano pensar que o nome Pombal é em homenagem ao Marquês de Pombal, inclusive, no século XVIII, ainda não estava em moda esse tipo de homenagem aos governantes. O ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, foi quem orientou El-Rei Dom José I assinar a Carta Régia autorizando o governador de Pernambuco a erigir novas Vilas nas áreas de sua jurisdição, que incluía a Capitania da Parahyba. Foram criadas várias vilas, a de Pombal veio primeiro que todas outras, porque era a mais importante, estando sobre extensíssimo território; há 235 anos. Em 21 de julho de 1862, a vila foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de Cidade de Pombal, por sugestão do Dr. Augusto Carlos de Almeida e Albuquerque, a redação e leitura final na Assembléia Legislativa foi apresentada por Dr. Manuel Tertuliano Thomas Henriques. O projeto de lei foi sancionado pelo Presidente da Paraíba, Francisco de Araújo Lima. Na época, as edificações residências não passavam de cem casas, formando três ruas: a do Comercio (hoje Cel. João Leite), a Rua do Rio (hoje Cel. José Fernandes) e a de São Benedito, situada ao sul, dando formação ao antigo largo do Bom Sucesso. Pombal tinha ainda: A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, depois denominada de Nossa Senhora do Rosário, Casa do Mercado, um Cemitério, a Casa da Câmara e a Cadeia; há 145 anos. 
Portanto, em 2007 Pombal comemora: 
309 anos de Fundação. 
235 anos de Vila e Emancipação Política. 
145 anos do seu aniversário como Cidade.
Gentílico
Pombalense
Significado do Nome
Em homenagem a cidade portuguesa de mesmo nome.
Aniversário da Cidade

População
32.111 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Toda cidade tem uma personalidade, pois cidade é como gente, leva-nos a afeição ou a antipatia. E tal como as pessoas, há cidades abertas, alegres, entregando-se ao dialogo e transformando cada habitante ou simples visitante um amigo cordial. POMBAL é assim, sem fazer alardes. Vive de fazer amigos, por sua beleza natural, pela quietude nas ruas, pelo leito do Rio Piancó que a tantos tem matado a sede, como também pelos seus banhos aos domingos e feriados.
Por encontrar e ver em cada Pombalense um amigo sincero. E embora pequena, POMBAL a todos acolhe, sem distinção de cor, ficando assim lembrada para sempre a lembrança imorredoura a todos que aqui passam, levando sempre aquele desejo imenso de voltar a esta cidade cordial e sempre aberta a todos que aqui vem. A Esta cidade do sertão Paraibano que é POMBAL.
Eis, em traços ligeiros o retrato vivo de sua personalidade. Da risonha, e luminosa POMBAL onde há tantas coisas esplendidas espalhadas a nossa espera, a espera de quantos aqui vierem.

Clima 
Semi-árido 
Temperatura Média
25° C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Sertão Paraibano 
Limites
Com os municípios de São Domingos de Pombal (8km), São José da Lagoa Tapada (43km), Coremas (32km), Cajazeirinhas (22,5km), São Bentinho (8km), Condado (27km), Paulista (27,5km), Lagoa (26km), Santa Cruz (40km) e São Francisco (37km).


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/5039/pombal-pb.html#ixzz2d7Xx8ePn

Nenhum comentário:

Postar um comentário