Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Falando um pouco de Aranuna (PB)







HISTÓRIA DA CIDADE
A história de Araruna começa entre 1830 e 1840 quando Feliciano Soares do Nascimento erigiu uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.
Em torno da capela surgiram as primeiras casas que deram origem ao povoado. Em 1854, pela Lei provincial nº 25, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
A 10 de julho de 1876, o Presidente da Província da Paraíba, Barão de Mamanguape, sancionou a Lei nº 616, criando o município de Araruna. O ato solene de instalação do município só ocorreu a 11 de julho de 1877, quando tomaram posse os seguintes vereadores: Manoel Januário Bezerra Cavalcanti, presidente, Manoel d´Azevedo Belmont, João Themóteo Queiroz, Targino Pereira da Costa e Joaquim Cassiano Bezerra.
Desde as suas origens, o município de Araruna esteve sob os domínios políticos da família Bezerra Cavalcanti, entrelaçada com os Carneiro da Cunha, influentes na política não só de Bananeiras, a que estava ligada Araruna, como na política da província.
A partir da primeira década do Século XX, a família Targino passou a dominar politicamente Araruna. Um domínio que, salvo um pequeno período no Estado Novo, vem se confirmando até os nossos dias.
O desenvolvimento urbano de Araruna operou-se em três períodos distintos: o primeiro se deu entre a formação do povoado e 1908, quando se iniciou a construção do Mercado Público. O segundo se estende entre a construção do Velho Mercado até 1967, quando foi construído o Mercado Novo. O terceiro período começa com a inauguração do Mercado Novo e se estende até nossos dias.
A divisão administrativa do município tem sofrido várias modificações ao longo do tempo. Na divisão administrativa de 1911, figura com três distritos: Araruna, Tacima e Riachão. Na de 1933, aparece um único distrito: Araruna. Outra alteração aparece nas divisões territoriais de 31.12.1936 e 31.12.1937, onde volta a figurar com três distritos: Araruna, Tacima e Cacimba de Dentro.
Em 15 de novembro de 1938, em virtude do Decreto-lei estadual nº 1.164, a sede do município recebeu foros de cidade.
A comarca foi criada pelo Decreto-lei estadual nº 39, de 10 de abril de 1940 

Significado do Nome

O nome Araruna vem do tupia´rara unae significa arara preta. Esta denominação decorre do fato de existirem nos primórdios do povoamento, muitas dessas araras 
Aniversário da Cidade
10 de Julho
Gentílico
ararunense
População
18.886 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Cidade Serrana, no interior da Paraíba, na macroregião do Agreste e mesoregião do Brejo, de clima agradável, com altitude de 600m acima do nível do mar, onde o contato com a natureza é prazeroso e a prática de esportes radicais.
Clima
Ameno 
Temperatura Média
16°C
hspace=0 COMO CHEGAR:
Localização
Interior da Paraíba 
Limites
Limita-se ao Norte com o Rio Grande do Norte, a Leste pelos municípios de Campo de Santana(Tacima) e Riachão e a Oeste e ao Sul pelo município de Cacimba de Dentro.  
Acesso Rodoviário


Distâncias:
Da Capital:
165 km
Outras:
Distância de Natal: 120 km.

Distância de Campina Grande: 110 km.

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
Prática de esportes radicais como: Rapel, Montai Baike, Bici Cross, Traking, trilhas, caminhadas, acampamentos e desbravamento de túneis subterrâneos no Parque Ecológico Pedra da Boca são inevitáveis. A cidade possui também um acervo histórico centenário em suas casas no estilo colonial datadas do séc XVIII, anfiteatro e um parque religioso de Nossa Sra de Fátima e os ararunenses não podiam deixar de ser hospitaleiros e alegres.

Principais Pontos Turísticos
Pedra da Boca
Localizada na zona rural de Araruna, às margens do Rio Calabouço, divisa natural dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a Pedra da Boca, com seus 336 metros de altura, se destaca majestosa entre outras formações rochosas que embelezam o Parque Estadual da Pedra da Boca, uma área de conservação ambiental de aproximadamente 157 hectares, criado em 07 de fevereiro de 2000 pelo Governo do Estado por meio do Decreto 14.889. A Pedra da Boca apresenta uma grande cavidade, a 60 metros do seu cume, que se assemelha a uma grande boca aberta, daí o nome. O local é ideal para a prática de esportes radicais como rappel (escalada) e salto de asa delta, praticado por turistas do gênero. O Parque possui um rico patrimônio natural, composto de cavernas e de diferentes formações rochosas destacando- se entre elas, além da Pedra da Boca, a Pedra da Caveira e a Pedra do Letreiro.
Pedra do Letreiro
Apresenta uma enorme gruta contendo gravuras de arte rupestre relativamente íntegras. Dentro da gruta existe uma capelinha onde são acesas velas que estão cobrindo as pinturas de fuligem. O sítio é de alta relevância histórica. 
hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do São João na Serra - final do mês de junho;           

- Festa de Emancipação - 10 de julho;

- Festival de Inverno de Araruna - final do mês de agosto;

- Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição - mês de dezembro. 



Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4860/araruna-pb.html#ixzz2d5qST63I

Nenhum comentário:

Postar um comentário