Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Turismo em Poço Dantas









HISTÓRIA DA CIDADE 
Nos anos de 1915, Poço Dantas era conhecida como uma região de grande suporte forrageiro para rebanhos do Rio Grande do Norte e Ceará, por isso atraía inúmeros fazendeiros de outras regiões. A origem do topônimo local é pouco incerta, porém, conta-se que a região onde estava encravada a cidade serviu de habitat de Antas, animal mamífero parecido com o porco da família dos Taperídios.
Poço Dantas teve sua origem no ramo da agropecuária, especialmente nos aspectos de pastagens, muito embora a região é composta de terrenos acidentados, de altos e baixos, predominando as ervas e arbustos.
Dentre as várias que por aqui chegaram destaca-se a figura de Valdevino Lobo e dos Maia, oriundos de Catolé do Rocha. Tomaram eles a iniciativa de escavarem poços nas terras de Miuns, Garrancho e Poço Dantas, todos estes poços se constituíram em fonte hídrica para o rebanho bovino nos anos de seca que sucederam.
Os principais pioneiros do desenvolvimento local foram: Manoel Vieira, Honório Sampaio, José Maria de Castro e Joaquim Correia de Araújo, foram eles que construíram as primeiras residências.
A primeira feira pública ocorreu no ano de 1933, idealizada por Sinfrônio Campêlo. Em 1938, Francisco Constâncio de Oliveira tornou-se comerciante tendo este construído uma pequena capela, onde hoje é a Igreja que tem “São Francisco de Assis” como padroeiro, também foi ele o primeiro zelador da capela. O primeiro vigário foi o Cônego Anacleto, sucedido pelo Pe. Domingos Cleides Claudino. Em 12 de agosto de 2005, a capela de Poço Dantas tornou Paróquia, tendo como primeiro pároco o Pe. Francisco Pereira Mendes.
O primeiro educador foi José Maria de Castro, que teve como iniciativa criar uma escolinha em um quarto, ao lado onde funciona o atual mercado. O primeiro Delegado foi Sinfrônio Campêlo, o primeiro tabelião foi o Sr. Odilon Francisco de Oliveira.
O Mercado Público existente foi construído pelo então prefeito de Uiraúna Adolfo Rodrigues.
Em 1932, por ocasião da grande seca o então Prefeito nomeado de Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe, Sr. Natécio Maia determinou a construção da rodagem que liga Uiraúna a Poço Dantas, quer facilitou o escoamento do minério de cal abundantes na região, sendo este utilizado para construção da barragem de Pilões.
O lugar foi marcado pela passagem de bandos de cangaceiros nos idos de 1910 e 1920.
Poço Dantas também foi marcada pela passagem da Coluna Prestes (revoltosos) nos anos de 1926, passando pelo Sítio Miuns vindos da região de São Miguel no RN com destino ao município de Uiraúna, passando pelo povoado de Aparecida.
Poço Dantas já era Distrito quando o município de Uiraúna ainda era territorialmente pertencente ao de Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe. A Lei nº 972 de 02.12.1953, sancionada pelo então Governador Dr. João Fernandes de Lima, criou o município de Uiraúna e restaurou o Distrito de Poço Dantas em sua área territorial. Em 29 de Abril de 1994, o então Governador do estado Dr. Cícero Lucena Filho, criou o município de Poço Dantas através da Lei Estadual nº 5.931.
Poço Dantas teve sua emancipação política elevada a município em data de 29.04.1994, através da Lei nº 5.931  de 29.04.1994. Em 03.10.1996, aconteceu a primeira eleição municipal, tendo sido eleito o Sr. José Milton Santiago como primeiro representante constitucional do município, e posteriormente reeleito para o exercício 2000 a 2004.
Significado do Nome

Aniversário da Cidade
29 de Abril
Gentílico
poço-dantense
População
3.752 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Uma cidade tranquila, acolhedora. Confira!

Clima 
Tropical
Temperatura Média
27° C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Sertão Paraibano
Limites
Venha-Ver (RN) e Icó (CE) e Venha-Ver (RN), SUL: Venha-Ver (RN), LESTE: Luiz Gomes (RN) , OESTE: Bernardino Batista (PB) e Icó (CE).
Acesso Rodoviário

Distâncias:

Da Capital:
483 km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Turismo Rural
Há uma grande vocação para exploração do turismo rural, pois na Serra Grande, uma trilha dar acesso a um tipo de minério, de origem calcária, produzindo um tipo de massa fina de cores variadas (branca, amarela, preta, rosa,), que tem chamado a atenção dos pesquisadores, porém não se tem notícias ainda que tipo de minério se trata.
Rio do Peixe
Na sua passagem pelo município, forma várias cachoeiras com piscinas naturais, que no lugar denominado de “Sítio Golfes” é muito freqüentado por banhistas no período de inverno. O açude Poço Dantas fica localizado próximo a sede do município e no pé da Serra Grande. É também muito freqüentado por banhistas, que geralmente visitam o lugar nos finais de semana e feriados.
hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
  Janeiro
1º- Ano Novo
31 - Festa do Padroeiro São João Bosco no Distrito de São João Bosco.
 Fevereiro
- Carnaval em Praça Pública.
 Março
19 - Festa do Padroeiro São José no povoado de Barra de Piabas.
 Abril
29 - Festa de Emancipação Política do Município de Poço Dantas.
 Junho
17 - Congresso da Mocidade da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
29 - Tradicional São Pedro de Poço Dantas - Festa do Padroeiro São Pedro no Distrito de Tanques.
 Outubro
04 - Festa do Padroeiro São Francisco.
 Dezembro
25 - Natal


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/5037/poco-dantas-pb.html#ixzz2dTY66pyV

Nenhum comentário:

Postar um comentário