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sábado, 31 de agosto de 2013

Mari (PB)

HISTÓRIA DA CIDADE
Antes da chegada dos Luna e Freire à Araçá, aí pela primeira metade do século passado , era uma região habitada pelos índios potiguares , que se espalhavam pelo Vale do Paraíba, inclusive em Mamanguape, onde, ainda hoje, permanecem os seus descendentes. Com o decorrer do tempo, os índios foram cedendo terreno, aos colonizadores, com eles trabalhando no aramento da terra, na agricultura incipiente e na mono-cultura de cana-de-açúcar.
A princípio o nome Araçá, originou-se devido a grande quantidade de frutos desta espécie, que existiam na região, o povoado nasceu com a construção da Estrada de Ferro.
Em 1871, o bacharel Anísio Salatiel Carneiro da Cunha e o engenheiro André Rebouças, incorporaram uma companhia a qual teria condições de construir uma estrada de ferro entre a capital da Província e a cidade de Alagoa grande, com ramificações até às emancipadas cidades de Guarabira e Ingá. Em 1873, foi responsável pela colonização do local, onde hoje se encontra edificada a cidade de Mari. Em 07 de setembro de 1873, há evidentemente um engano, o certo seria 1883, estando corretos o dia e o mês. Isto está provado, não só pela ata, como pelo fato de que a construção da estrada de ferro teve início em 09 de agosto de 1880, e que em 30 de abril de 1881, correu em fase experimental o primeiro trem. Conforme o Decreto de Sua Majestade Imperial, de nº 7.754, o qual determina em 07 de julho de 1880, onde estabelece que a linha teria uma extensão de 121 quilômetros.
Em 1883, possui o seu primeiro templo católico, uma pequena capela, que para devoção própria e de sua família, foi construída pelo Sr. José de Luna Freire, católico praticante e chefe da estação da Companhia Ferroviária, o qual, em 1901 construiu um templo um pouco maior, onde freqüentavam já bastantes fies. Foi benta no dia 10 de dezembro de 1901 pelo Revmº. Pe. Antônio Pereira de Castro, vigário na época de Gurinhém e Araçá.
Significado do Nome

Aniversário da Cidade
19 de Setembro
Gentílico
amriense
População
21.713 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Uma cidade tranquila, pacata e aconchegante. Recomendo para férias!
Clima 
Seco no verão e úmido no inverno.
Temperatura Média
25,2º C
hspace=0 COMO CHEGAR:
Localização
Mata Paraibana
Limites
Mulungu (17 km), Gurinhém (14 km), Caldas Brandão (7 km), Riachão do Poço (14 km), Sapé (10 km), Cuité de Mamanguape (17 km) e Araçagi (26,5 km).
Acesso Rodoviário

Distâncias:

Da Capital:
65 km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Praça da Escola José Paulo de França
 
Um das Praças mais tradicionais do município de Mari, ponto de encontro de jovens, fica localizada em frente ao Colégio mais tradicional do Municipio O José Paulo de França.  

Paroquia do Sagrado Coração de Jesus 
 
Igreja Matriz da Cidade de Mari, localizada no Centro da Cidade, na Avenida Antonio de Luna Freire. Faça uma visita e conheça uma das mais belas igrejas da Região do Brejo Paraibano. Tendo a Frente Monsenhor Dom Bosco. 
Estação Ferroviária
E. F. Conde DEu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
MARI (antiga ARAÇÁ)
Município de Mari, PB
Linha Norte - km 209 (1960)   PB-3658
Inauguração: 07.09.1883
Uso atual: sede de rádio   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)

Histórico da Linha:A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.

A Estação:A estação de Araçá foi inaugurada em 1883. no primeiro trecho aberto pela E. F. Conde DEu. Mais tarde passou a se chamar Mari. A estação foi desativada já em 1965 pela RFN. Em 2001 o prédio da estação foi tombado pelo patrimônio histórico da Paraíba (IPHAEP). Atualmente a estação é sede da Rádio Comunitária Araçá FM. (Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Alba Lígia, 2006)

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