HISTÓRIA
DACIDADE
Em meados do século XVIII, teve início
a formação do núcleo colonial que originou mais tarde o município, com os
fundamentos da missão de Pilar estabelecidos no local pelos padres jesuítas.
Alguns historiadores afirmam ter sido o Padre Fidelis o verdadeiro fundador do
povoado, localizado no município de Pilar.
Gentílico
Itabaianense
Significado
do Nome
O nome do município apresenta
controvérsias históricas quanto à sua grafia. Taba-anga significa Morada das
Almas. Entretanto, há outro registro no qual Itabaina, também provindo do
tupi-guarani, é resultado da fusão de ita (pedra) e baiana (que dança). O nome
faria alusão a uma pedra vermelha então existente no leito do rio Paraíba, que
corta a região e que se balançava em movimentos rotativos.
Aniversário
da Cidade
26 de Maio
CARACTERÍSTICAS
Clima
Tropical
Temperatura
Média
25º C
COMO CHEGAR
Localização
Agreste Paraibano
Limites
Estado de Pernambuco e os municípios de
Salgado de São Félix (12km), Mogeiro (17 km), São José dos Ramos (10 km), Pilar
(11 km) e Juripiranga (11 km).
Acesso
Rodoviário
PB 041
Distâncias
57 km da Capital
TURISMO
Principais
Pontos Turísticos
Estação
Ferroviária
Rede Ferroviária do Nordeste
(1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
ITABAIANA
Município de Itabaiana, PB
Linha Norte - km 145 (1960) PB-3195
Inauguração: 05.01.1901
Uso atual: serraria com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
RFFSA (1975-1997)
ITABAIANA
Município de Itabaiana, PB
Linha Norte - km 145 (1960) PB-3195
Inauguração: 05.01.1901
Uso atual: serraria com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
Histórico
da Linha:A linha que originalmente unia a
estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e
Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa
inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha
avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde
sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no
Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na
mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de
45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a
venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já
não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma
das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não
circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
A Estação: A estação de Itabaiana foi inaugurada em 1901. Este prédio da fotografia de 2005 é a estação operacional da CFN, atual concessionária da linha, e a foto foi-me enviada por eles. O pátio da estação de Itabaiana, uma das 5 estações triangulares que existem ou já existiram no Brasil. Aí se juntam as linhas Recife-Natal e a que segue para Campina Grande e Ceará e Maranhão. A estação original ainda existe, transformada em sede da Serraria Nossa Senhora Aparecida.
A Estação: A estação de Itabaiana foi inaugurada em 1901. Este prédio da fotografia de 2005 é a estação operacional da CFN, atual concessionária da linha, e a foto foi-me enviada por eles. O pátio da estação de Itabaiana, uma das 5 estações triangulares que existem ou já existiram no Brasil. Aí se juntam as linhas Recife-Natal e a que segue para Campina Grande e Ceará e Maranhão. A estação original ainda existe, transformada em sede da Serraria Nossa Senhora Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário