Translate

sábado, 31 de agosto de 2013

Turismo em Salgadinho/PB

HISTÓRIA DA CIDADE
Foi no pé da serra da Viração que surgiu o povoado de Salgadinho. Era lá que viajantes vindos do Vale do Piancó e do Alto Sertão, para João Pessoa a Campina Grande, faziam pousada. Eles viajavam montados em animais, transportando algodão e no regresso, levavam cereais.
Significado do Nome
Viajantes cavavam poços à procura de água que tinha um acentuado gosto de sal. Daí a origem do nome Salgadinho.
Aniversário da Cidade
22 de Dezembro
Gentílico
salgadinhense
População
3.508 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Salgadinho, uma cidade tranquila, ótima para passar férias. Paisagens exuberantes.
Clima 
semiárido
Temperatura Média
27º C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Borborema
Limites
Taperoá (12 km), Assunção (15 km), Junco do Seridó (19 km), Santa Luzia (27 km) e Areia de Baraúnas (18 km).
Acesso Rodoviário

Distâncias:

Da Capital:
245 km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Barragem Velha 
Grota do Morcego

A Grota está a 3 km ao norte da sede, é um local que mantém sua mata preservada e que é proibido à caça de animais fazendo com que se mantenha também a preservação dos animais lá existentes. Trata-se também de uma área onde ficaram preservados artefatos e outras evidências de atividades humanas ocorridas num passado muito distante, além de aproximadamente 100 inscrições rupestres há também a presença de estações líticas, também chamadas de oficinas líticas ou brunidores. Esses são vestígios deixados pelos indivíduos pré-históricos que se utilizavam da diábase (rocha basáltica) e mais raramente do granito para afiarem e polirem seus instrumentos de pedra.
Com a adição de areia e água, o utensílio era atritado contra a superfície de uma rocha. Resultante deste processo formou-se na rocha uma série de depressões que registraram esta atividade no decorrer dos milênios. Podemos classificar em duas espécies de vestígios:

Os polidores: depressões circulares em forma de pratos, decorrente do polimento de instrumentos. Depois de adquirido o formato, acredita-se que poderiam ser utilizadas como moenda de grãos e outros.

Os afiadores: marcas em forma de frisos deixadas pelo homem pré-histórico que se utilizava das pedras também para dar fio aos seus machados e lâminas.

Outra curiosidade da Grota é que há uma fonte de água de coloração amarelo turvo, que segundo estudiosos da UEPB, a cor provém da concentração de minerais naquela região, principalmente o ferro. Esse sítio arqueológico e as oficinas líticas foram catalogados pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina no ano 2000

Viaduto da Serra da Viração

O Viaduto da Serra da Viração está localizado no Km 129, entre as estações João Leite, antiga Estaca Zero (Assunção) e Abismo (aqui em Salgadinho). O viaduto foi inaugurado no dia 15 de setembro de 1957 pela RFN (Rede Ferroviária do Nordeste), no trecho que liga Campina Grande a Patos. Trata-se atualmente do maior viaduto já construído no Nordeste, com 190 metros de comprimento e 44 metros de altura. A construção do viaduto foi confiada à empresa construtora Camilo Collier Ltda. A construção do viaduto teve inicio em outubro de 1955 e foi concluída dentro de 24 meses, em setembro de 1957. A obra na época custou cerca de 16 milhões de cruzeiros. Foram utilizados na construção 229 toneladas de ferro nas armaduras, 1712 m³ de concreto, 9.000 m² de madeira quadrada empregada na confecção do escoamento, 957 m³ de escavação para fundação.

Viaduto dos Oitis
A ponte dos Oitis, está localizada no município de Salgadinho, sobre o Rio dos Oitis entre as antigas estações de Salgadinho e Areia de Baraúnas no Km 135,47, no trecho que liga Campina Grande-Patos. Inaugurada em 1958, a ponte foi construída entre os anos de 1956/1957 pela construtora Camilo Collier LTDA, a pedido da RFN ( RedeFerroviária do Nordeste. A ponte tem 45 metros de comprimento e cerca de 25 metros de altura. A ponte foi montada apartir do concreto, ferro e sua base de pedra, ela tem como característica principal duas grandes colunas no centro que sustentam toda sua estrutura.

Culinária

Tipicamente sertaneja baseada principalmente na agricultura familiar bem como na pecuária e na fruticultura local. Quando é tempo de colheita, as mesas ficam enriquecidas de feijão verde, pamonha e canjica. Os doces a partir da extração do caju, castanha e goiaba. È muito fácil encontrarmos também o jerimum, melancia, mandioca entre outros frutos da nossa terra. Já a galinha de capoeira, bode, buchada, picadinho podem ser saboreados a todo tempo.

Mineração

O município de Salgadinho está encravado num solo riquíssimo, favorável ao cultivo de diversas culturas e fácil acesso a água. Não parando por ai o subsolo que compreende a área de Salgadinho está entre os mais ricos do mundo. Aqui é extraída a pedra preciosa mais cara do mercado: A Turmalina Paraíba. Para entender melhor, um grama de ouro está disponível no mercado por uma média de 80 reais, já o valor do quilate de Turmalina Paraíba chega a valer U$$ 50mil, ou 100 vezes mais o valor do diamante.
hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- Santo Antônio – Padroeiro de Serraria – celebra-se em Junho

- Nossa Senhora do Carmo – Padroeira de Salgadinho – Julho

- Nossa Senhora de Aparecida – Bomfim da Batalha – Outubro

- Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Padroeira do Olho D’água – Novembro

- Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de São José da Batalha – Dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário