HISTÓRIA DA CIDADE
Esses índios foram aldeados em 1696, pelo padre João de Barros. Em 1704, foi doada a primeira sesmaria do lugar, solicitada pelo Conde de Alvor. Na mesma época Caetano Dantas Correia, recebeu a possa da lagoa de Cuité. Acompanhado do seu irmão Simplício Dantas Correia, iniciaram a colonização e construíram a capela Nossa Senhora das Mercês. O progresso foi rápido e já em agosto de 1801 libertava-se da freguesia de Caicó RN, em 1800 Cuité foi elevada a categoria de distrito e em 1854 elevou-se a condição de município. Por várias vezes Cuité foi suprimida e anexada para finalmente ter sua independência administrativa pelo Decreto Lei Estadual nº 39 de 10 de abril de 1940.
Significado do NomeO nome Cuité vem do uso que os índios Cuités, da grande tribo dos Cariris, faziam do fruto da coitezeira utilizando para o fabrico de cuias, gamelas e cochos. No dialeto indígena Cui quer dizer vasilha e etér grande, real, ilustre.
Aniversário da Cidade
17 de Julho
Gentílico
cuiteenseuiteense
População
25.950 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante.
Clima
Quente e seco
Temperatura Média
26º C
COMO CHEGAR:
Localização
Agreste Paraibano
Limites
Estado do Rio Grande do Norte e os municípios de Cacimba de Dentro (45 km), Damião (27 km), Barra de Santa Rosa (29 km), Sossêgo (32 km), Baraúna (22,5 km), Picuí (23 km) e Nova Floresta (7 km).
Acesso Rodoviário
PB - 137, PB - 149, PB - 151.
Distâncias:
Da Capital:
235 kmOutras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Igreja Neogótica
Matriz de Nossa Senhora das Mercês
Museu do Homem do Curimataú
Letreiro Hollywoodano da cidade de Cuité
Parque da Juventude
Parque de Estátuas da Via Sacra
Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4928/cuite-pb.html#ixzz2dO2WR2CI
Nenhum comentário:
Postar um comentário