HISTÓRIA DA CIDADE
Por volta de 1850 alguns vaqueiros procuravam vacas desgarradas quando avistaram uma fumaça que se erguia ao pé de um penedo. Achando estranho foram identificar o fato e encontraram em baixo de um cajueiro uma mulher branca e um escravo. Ela se dizia senhora de um engenho em Pernambuco e se chamava Dona Inês, mas os vaqueiros desconfiaram que ela estava fugindo de algum lugar. Em vista do acontecido o lugar conhecido como Dona Inês nome que se conserva até hoje. Da mulher e do escravo ninguém mais ouviu falar. Próximo ao local existia um poço com água de ótima qualidade onde os vaqueiros e viajantes que ali passavam se serviam. Pouco depois começaram a surgir alguns sítios e fazendas. A primeira casa do povoado foi construída pelo padre José Teixeira e a capela foi erguida em 1905 em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Sua emancipação efetivou-se no dia 19 de junho de 1959.
Gentílico
donainesense
Significado do NomeHomenagem à senhora de um engenho.
Aniversário da Cidade
17 de Novembro
Gentílico
donainesense
População
10.517 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
É um lugar de águas cristalinas, seus rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê.
Clima
Tropical
Temperatura Média
24º C
COMO CHEGAR:
Localização
Agreste Paraibano
Limites
Municípios de Bananeiras (15 km), Araruna (3,5 km), Riachão (9km), Campo de Santana (17 km) e Solânea (16 km).
Acesso Rodoviário
Distâncias:
Da Capital:
155 kmOutras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Cachoeira do Seró
A Cachoeira do Talhado, fica aproximadamente há 5 km da cidade. É um lugar de rara beleza, fica plantada em um grotão com uma vegetação nativa de porte médio, com uma altura de 30m. É alimentada pelas nascentes da própria Mata do Seró, água cristalina muito fria. O acesso tem um certo grau de dificuldade, mas compensa a sua beleza.
Mata do Seró
A Mata do Seró fica a 03 km da Cidade de Dona Inês, é uma reserva de Mata Atlântica com 170 hectares preservada, pertencente ao INCRA, com uma flora rica em: ipês, jucá, pitiá, murici, jatobá, barrigudas, pau açu, e uma grande variedade de bromelhas. Lugar propício para fazer trilhas, visitar e respirar o ar puro, pois funciona como o pulmão de Dona Inês.
As trilhas mapeadas podem ser conduzidas por guias treinados no curso de TRILHAS E CAMINHADAS ECOLÓGICAS promovido pelo SENAR, estando as mesmas cadastradas no Anda Brasil.
Lagoa da Serra
Dona Inês é aconchegante
é como quadro na moldura
desenhado na horizontal
predominando a fartura
é uma cidade mirante
vê-se tudo muito adiante
bela é sua formosura.
Igreja Mãe
Bem em cima do relevo
há quinhentos metros do mar
Dona Inês está plantada
como uma árvore secular
espalhando sua raiz
aqui você é feliz
venha então nos visitar
Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4937/dona-ines-pb.html#ixzz2dC3CdWZN
Nenhum comentário:
Postar um comentário