Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tudo sobre Serraria (PB)











HISTÓRIA DA CIDADE
Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Antigamente, a região teve muitas florestas de palmeiras. Vales verdejantes adornam velhos engenhos onde se formou um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Duarte e os Santos Lima.
O Engenho Baixa Verde tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café.
Uma visita ao Baixa Verde favorece a visão do grande engenho senhorial de antigamente. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos mas devem comunicar, previamente.
Próximo ao Engenho Baixa Verde está uma floresta conhecida como Mata do Grilo. O local tem preservação ecológica e guarda uma atração especial: -a Pedra da Furna, antiga residência de Índios. Para visitá-la o turista deve ter espírito aventureiro pois as trilhas são precárias e faz-se necessária o acompanhamento de guias experientes.
No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens de época para um documentário sobre o histórico passado de Serraria.
No Engenho Pousada Laranjeiras, instalado num ambiente caracteristicamente rural, os visitantes podem desfrutar dos confortos e serviços de um hotel turístico. A pousada oferece excelentes opções de cardápio, banhos de bica e piscina, passeios a cavalo e bons apartamentos.
Significado do Nome
Em 1851, Manoel Birindiba, proprietário de abundantes matas no município, permitiu sua exploração e também a edificação de residências em suas imediação. O primeiro edifício construído no local foi uma serraria, a qual deu origem ao atual nome.
A emancipação política do município ocorreu em 24 de dezembro de 1893. 

Aniversário da Cidade
13 de Outubro
Gentílico
serrariense

População
6.238 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Em três ciclos distintos que se sobrepuseram através dos tempos, foi a agricultura a principal atividade econômica de Serraria. O primeiro ciclo foi o das fazendas de café e dos engenhos de cana de açúcar. A produção dos canaviais fez desaparecer a atividade cafeeira abrindo fronteiras agrícolas para o predomínio, quase absoluto, dos engenhos que fabricavam rapaduras, açúcar mascavo, aguardentes e caxixis. O município teve 47 dessas unidades de produção, todas elas contribuindo para que a população rural fosse maior que a dos moradores da zona urbana.               
Clima 
Tropical chuvoso com verão seco
Temperatura Média
23° C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Agreste Paraibano
Limites
Com os municípios de Arara (14km), Areia (15km), Pilões (7,5km), Pilõezinhos (10km), Borborema (4,5km), Pirpirituba (17km), Remígio 22km) e Casserengue (10km).
Acesso Rodoviário

Distâncias:

Da Capital:
89 km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Antigamente, a região teve muitas florestas de palmeiras. Vales verdejantes adornam velhos engenhos onde se formou um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Fabrício, Duarte e os Santos Lima. No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens de época para um documentário sobre o histórico passado de Serraria.
Principais Pontos Turísticos
Engenho Baixa Verde
Tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café. Uma visita ao Baixa Verde favorece a visão do grande engenho senhorial de antigamente. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos mas devem comunicar, previamente.
Mata do Grilo
O local tem preservação ecológica e guarda uma atração especial: -a Pedra da Furna, antiga residência de Índios. Para visitá-la o turista deve ter espírito aventureiro pois as trilhas são precárias e faz-se necessária o acompanhamento de guias experientes.


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/5108/serraria-pb.html#ixzz2dBqlebXV

Nenhum comentário:

Postar um comentário