Translate

domingo, 25 de agosto de 2013

Falando sobre São Mamede (PB)















HISTÓRIA DA CIDADE
Ao alvorecer do século XVIII (dezoito), iniciaram-se as penetrações de homens civilizados na região onde se situa o município de São Mamede. Precisamente em 1702, o sargento-mor Matias Vidal de Negreiros e os alferes Marcos Rodrigues Cabral e Manuel Monteiro penetraram na zona do sabugi. A data de São Mamede foi requerida por Manoel Tavares Baia, cuja concessão foi feita no governo de Francisco Xavier de Mirandas Henriques, pela Sesmaria nº 568, de 28 de janeiro de 1762. A povoação foi fundada a 5 de abril de 1903, por Manoel Augusto de Araújo e Manoel Faustino da Costa. Pouco tempo depois o Sr. Manoel Augusto tornou-se Senhor de Engenho, implantou um descaroçador de algodão (riqueza agrícola na época). Sua propriedade (Riacho de Tatu) vizinha da povoação era palco do crescimento econômico da época. Pouco mais tarde, Manoel Augusto, foi designado Juiz de Paz de Santa Luzia, a quem a então vila de São Mamede. Pertencia juridicamente, a sua atribuição maior era presidir audiências comuns em Santa Luzia. Uma outra liderança que, junto com Manoel Augusto de Araújo fortaleceu o crescimento do então povoado foi José Paulo de Souto, um bravo guerreiro que tinha como pensamento maior ver a terra começar a se desenvolver e crescer. Nesse dia, foi celebrada a primeira missa e realizada a primeira feira. José Paulo de Souto foi um dos elementos que mais contribuíram para o desenvolvimento da povoação. Por força do decreto federal nº 311, de 02 de março de 1938, passou à categoria de vila. Nas divisões territoriais de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, e no quadro anexo ao decreto estadual de nº 1.010, de 30 de março de 1938, e na lei estadual nº 318, de 07 de janeiro de 1949, figura como dentro de Santa Luzia. A lei estadual nº 973, de 02 de dezembro de 1953, concedeu autonomia ao distrito de São Mamede, que dessa arte, se tornou município sob o mesmo nome, com comarca vinculante a Santa Luzia, só depois passou a ser comarca em 27/11/1999, tendo como 1º Juiz Dr. Fernando Brasilino Leite, vindo assumir depois a Drª Ana Maria do Socorro Hilário Lacerda Felinto e 3º e atual Juiz Dr. Perilo Rodrigues de Lucena. Lembramos ainda que desde a criação da comarca em 1978, projeto de Lei do então Deputado Estadual Inácio Bento de Morais, que o Prefeito Dr. Francisco das Chagas Lopes de Sousa, tinha como meta a instalação da comarca no menor espaço de tempo possível, cedendo o próprio prédio da prefeitura para funcionamento do Fórum Municipal. Vale salientar que o projeto de lei que criou o município de São Mamede e de autoria do Dr. Napoleão Abdon da Nóbrega, aquela época destacado parlamentar e advogado.
Significado do Nome

Aniversário da Cidade

Gentílico
são-mamedense
População
7.748 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
A atividade econômica do município em sua agricultura, era no começo de sua formação, fundamentada no cultivo do algodão mocó. Também se cultivava em grande escala as chamadas culturas de subsistências como o feijão, milho, batata doce, o arroz e a cana de açúcar. Em dados de 1956, os valores da produção agrícola já superavam a casa dos 23 milhões de cruzeiros antigos, representado por 2.645 sacos de arroz, feijão e milho, com 130 toneladas de cana de açúcar e 113.000 arrobas de algodão. Pelo exposto, vê-se a importância da cultura do algodão que aquela época já representava 95% (noventa e cinco por cento) da produção agrícola. Na pecuária destacamos a produção de leite e gado de corte, bastante abalada pelos seguidos anos de seca em todo semi-árido nordestino, o que levou os criadores a fazerem opção pela criação de ovinos, suínos e caprinos.
Clima 
Semi-árido nordestino
Temperatura Média
28° C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Borborema 
Limites
Com o Estado do Rio Grande do Norte e com os municípios de São José de Espinhares (27km), Patos (23km), Quixaba (13km), Passagem (24km), Areia de Baraúnas (25km), Santa Luzia (21km) e Várzea (21km).
Acesso Rodoviário
O acesso ao município a partir de João Pessoa é feito pela rodovia BR-230, leste-oeste, em percurso de 278.50 quilômetros, passando por Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Soledade, Juazeirinho e Santa Luzia.

Distâncias:

Da Capital:
247 km


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/5096/sao-mamede-pb.html#ixzz2d1FEZUhY

Nenhum comentário:

Postar um comentário