HISTÓRIA DA CIDADE
A história de Gurjão tem início em 1890, com a formação de um povoado de aproximadamente 12 casas em terras de Antônio de Farias Gurjão. Por isso, o primeiro nome desse povoado foi Timbaúba de Gurjão. Em 1921, o vilarejo tornou-se distrito de São João do Cariri e com o rápido desenvolvimento do povoado, Gurjão foi elevado à condição de município em janeiro de 1962. Este acolhedor município está situado na zona mais seca do estado, abrange uma área territorial de 350 km² e tem população de aproximadamente quatro mil habitantes.
Significado do NomeHomenagem ao Sr. Antônio Farias de Gurjão, dono das terras onde surgiu o vilarejo.
Aniversário da Cidade
02 de Janeiro
Gentílico
gurjaense
População
3.129 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Principais atividades econômicas a agropecuária, o artesanato e, em especial, a caprinovinocultura – principal fonte de subsistência da cidade.
Clima
semi-árido
Temperatura Média
COMO CHEGAR:
Localização
Borborema
Limites
Soledade(N), Juazeirinho(N), Boa Vista(L), São João do Cariri(S), Parari(O), Santo André(O)
Acesso Rodoviário
Distâncias:
Da Capital:
179 kmOutras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Atrativos Turísticos
Igreja de São Sebastião, construção do século XVIII; o antiqüíssimo Cruzeiro; a Pedra da Tartaruga.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- Beleza e originalidade dos grupos folclóricos que tão bem representam e dignificam as raízes culturais da região.
- O prefeito da cidade, José Carlos Vidal, apóia e investe no desenvolvimento do gurjãoense. Um desses incentivos vem através da realização do “Festival de Cultura de Gurjão”, que fortalece a cultura local e desenvolve atividades ligadas à arte, como gincanas, palestras e incentivo ao artesanato em cerâmica, esculturas em lata e confecção de peças em sisal e lã.
Janeiro
- A cidade louva o seu padroeiro São Sebastião, em uma festa dividida entre a parte religiosa e social.
Junho
- Festejos Juninos pé de serra.
Julho
20 à 22 - A grande atração do município é a Expofeira do Bode na Rua que atrai milhares de turistas para cidade, com caráter econômico-social e de importância para as atividades locais e regionais. Neste evento, o animal mais querido do Cariri Paraibano – o bode – é reverenciado. São quatro dias em que Gurjão recebe milhares de turistas e grandes atrações, discute questões para o bom desempenho de técnicas caprinovinocultoras e sobrevivência no semi-árido nordestino e, assim, se consolida como pólo irradiador de desenvolvimento. Um dos atrativos do evento é a culinária bodística, com um variado cardápio para atender o mais exigente paladar, e com uma qualidade que é peculiar da cozinha de Gurjão. O Bode na Rua é um evento que já se firmou no calendário turístico do estado e que cresce consideravelmente a cada ano, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região com a geração de emprego e renda, não só no período da festa, mas durante todo o ano.
Conheça as tradições, belezas e todo potencial artístico-cultural da receptiva e acolhedora terra do bode.
Outubro
- Festival de Cultura / Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4952/gurjao-pb.html#ixzz2dO54xYpp
Nenhum comentário:
Postar um comentário