Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tudo sobre Sapé (PB)








HISTÓRIA DA CIDADE
Sapé foi fundada em 1883, com o surgimento da estação ferroviária Great Western. O povoado que surgira ás margens da pequena estação, desenvolvia-se, alcançando em 01 de dezembro de 1925 a sua emancipação política.
Berço de grandes personalidades, a cidade se destacou na política, nas artes, na economia e nos grandes movimentos sociais, notadamente na atuação das Ligas Camponesas.
Nas letras, tem no poeta Augusto dos Anjos seu maior ícone. Autor de única obra intitulada Eu, Augusto é detentor de um estilo suii generis, o que o tornou conhecido e admirado em todo o mundo. Eis a Sapé que ora apresentamos! Cenário de lutas e glórias; de encontros e desencontros entre o moderno e o antigo. 8 décadas de vida política autônoma. História do sapeense forte que  não se rende às dificuldades, que não se cansa de buscar dias melhores.
Significado do Nome

Aniversário da Cidade
01 de Dezembro
Gentílico
sapeense
População
50.151 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
A agricultura predomina na economia municipal, destacando-se a produção de abacaxi e cana-de-açúcar, sendo produzido também em menor escala a mandioca, o feijão, inhame e a batata-doce. Em relação ao comércio, o município denota uma tendência crescente, apesar de fatores superiores terem influenciado uma queda notável na economia sapeense.

Clima 
Tropical
Temperatura Média
25° C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Mata Paraibana 
Limites
Com os municípios de Mari (10km), Riachão de Poço (8,5km), Sobrado (7,5km), São Miguel de Taipu (17km), Cruz do Espírito Santo (17km), Santa Rita (27,5km), Capim (23km), Caldas Brandão (12km), Cuité de Mamanguape (20km) e Araçagi (32km).
Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:
40 km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Atrativos
Situada na Zona  da Mata Paraibana, Sapé dispõe de inúmeras riquezas naturais, com destaque para RPPN Pacatuba com 266,53 ha. de Mata Atlântica.
Destaque ainda pelas arquitetura, onde capelas e casarões dão um clima de romantismo ao local.

hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
 Abril
- Paixão de Cristo e Semana Cultural Augusto dos Anjos
 Junho/Julho
- Festas de São João, São Pedro e Sant´ana
 Setembro
- Jogos da Primavera
 Novembro/Dezembro
- Festa do Abacaxi, Emancipação e Padroeira Nossa Senhora da Conceição.


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/5101/sape-pb.html#ixzz2dBpen19K

Nenhum comentário:

Postar um comentário