Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Afogados da Ingazeira/PE... Diversão e muito agito na Copa

A Igreja de Afogados Da Ingazeira... Muito linda à noite



Boa tarde queridos leitores. O blog Turismo Nordestino 2014 esteve um tempo sem funcionar, pois estávamos sem internet. Mas agora vamos voltar às postagens. Começamos com Afogados da Ingazeira, no estado de Pernambuco.

Afogados, para quem gosta de festas e uma boa rádio, lá é o lugar mais indicado. As rádios são excelentes, os locutores são simpáticos e eles são muito amigos nas redes sociais. A cidade também dispõe de boas festas. Temos as festas de Carnaval, Páscoa, festas Juninas, Natal, entre outros. Se você for assistir aos Jogos da Copa do Mundo, poderá passar por Afogados (como é conhecida pelos moradores Locais), e ver as festanças da cidade.

Turismo em Afogados da Ingazeira

Alguns Atrativos Turísticos
Afogados da Ingazeira oferece belezas naturais e um artesanato que surpreende seus visitantes, com destaque para as tradicionais bonecas de pano de várias formas e tamanhos.

Serra do Giz

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Serra do Giz, em cujas encostas, encontram-se dezenas de desenhos rupestres. Uma verdadeira área para estudo, pesquisa e contemplação.



Serra do Giz, onde tem desenhos que mostram a História dos nossos Antepassados






Histórico da Linha: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.

A Estação:
A estação de Afogados da Ingazeira foi inaugurada em 1949. Foi a última das estações da linha a ser inaugurada ainda pela Great Western, que no ano seguinte entregou as linhas ao governo, que criou a Rede Ferroviária do Nordeste (RFN). Foi ponta de linha até entre 1954 e 1955, quando foi aberto o trecho seguinte até a estação de Flores. A estação foi desativada provisoriamente em 17/12/1996, quando todos os bens móveis foram inventariados para serem transferidos para o almoxarifado de Boa Viagem, no Recife, de acordo com documentos encontrados por Luiz Ruben F. de A. Bonfim, está em pé, sem uso conhecido. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Fernando Pires, 10/2006; Estrada de Ferro Central de Pernambuco, Luiz Ruben F. A. Bonfim, 2002).

EVENTOS:

 Junho

- Durante os festejos de São João, a cidade se enche de barraquinhas pelas ruas, quando também é comemorada a emancipação do município. Nessa mesma época acontece o Festival Regional da Sanfona, uma das maiores festas de Afogados. 


Barragem do Brotas. Excelente para um bom mergulho

Nenhum comentário:

Postar um comentário