Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Destino Copa do Mndo 2014: Areia- Paraíba

Para quem curte viajar nas férias para a Região Nordeste, no Mês da Copa do Mundo não deixe de Conhecer Bananeiras, no Brejo Paraibano. Fica a uma distância de 130 km de João Pessoa, na Paraíba, e 70 km de Campina Grande. Sua altitude é de 526 metros. O clima da cidade é frio úmido, com temperaturas de 28 ºC no verão e de apenas 10 ºC no inverno. Como no inverno, a temperatura é menor do que várias cidades nordestinas, Areia sempre tem visitantes no inverno, assim como Campos de Jordão, em São Paulo, por exemplo.

CURIOSIDADES E ATRAÇÕES

Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo do Nordeste. Em 1852, o café de Bananeiras rivalizava em qualidade e aceitação com o de São Paulo. Aqui, produzia-se um milhão de sacas ao ano.O transporte era precário, para fazer o produto chegar aos principais centros consumidores. O trem só chegaria 72 anos depois.
As edificações do Período colonial (séc.18), neoclássico, ecléticos, art-decô e protomodernistas, que ainda existem na cidade, são o resultado da opulência vivida pela aristocracia rural. O dinheiro do café permitia a construção de palacetes, com ladrilhos importados. O fausto do café acabou em 1923, com a praga Cerococus paraibensis que contaminou as plantações. A cana-de-açúcar, o fumo, o arroz e, posteriormente, o sisal, passaram a figurar como produtos estratégicos da economia regional.
O patrimônio arquitetônico (casario) do Município é muito rico (mais de 80 casas catalogadas pelo IPHAEP), sendo que a grande maioria desse patrimônio encontra-se em bom estado de conservação e em 2005 foi assinada uma carta de intenções entre a Prefeitura Municipal e o Iphaep, no intuito de desenvolver a recuperação, preservação e tombamento da cidade com patrimônio histórico Estadual.
Correios e Telégrafos – É um a construção de 1835. Tem 170 anos de existência. Foi um dos primeiros estabelecimentos do Nordeste a empregar o serviço do “escravo carteiro”. Assim era chamado o negro cativo encarregado de conduzir os malotes postais para diversos lugares.
Igreja de Nossa Senhora do Livramento – Sua construção durou em torno de 20 anos. Foi concluída em 1 de janeiro de 1861. O padre José Antônio Maria Ibiapina incentivou a sua construção, com apoio do Monsenhor Hermenegildo Herculano. A antiga capela de taipa havia desmoronado. Bananeiras não tinha mais que mil habitantes. Em 1919, foi calçada a primeira rua, com pedras irregulares, também chamadas “pé de moleque” ou “imperiais”.
Colégio das Dorotéias (Carmelo) – Foi construído em 1917. Mantém as linhas arquitetônicas originais. Educou “a elite feminina” de boa parte da Paraíba e do Nordeste, até os meados da década de 1960, quando ainda funcionava como internato. Hoje é da diocese e alugada para um Cursinho Pré Vestibular.

O Trem –Chegou a Bananeiras em 22 de setembro de 1922, após a construção do túnel da serra da viração. Foi no Governo de Solon de Lucena, um ilustre filho da terra, na época governador da Paraíba. Este homem dizia que “o trem chegaria a Bananeiras nem que fosse por baixo da terra”. Profecia? Quase. A tecnologia anglo-brasileira teve de perfurar um túnel de 202m, na pedra maciça, para que o trem atingisse Bananeiras, após passar pela vila de Camucá (a atual Borborema).

Trecho do blog Viajar é simples

"Frio, fondue e neblina. Os brasileiros que procuram um local com baixas temperaturas no inverno costumam ir para o sul do país, ou para cidades no alto das serras do sudeste. Mas, tem um pedacinho da Paraíba para o qual muitos nordestinos vão em busca das delícias da época mais fria do ano. É a pequena Bananeiras, no local conhecido como Região do Brejo. A Viajar é Simples esteve na cidade em junho e conferiu que lá é mesmo preciso usar casaco.

Na rota de Bananeiras
Localizada a 136 quilômetros de João Pessoa e a 147 de Natal (RN), quem sai de uma dessas capitais em direção a Bananeiras percebe que está próximo à cidade quando a rodovia se enche de bananeiras por todos os lados. Nesse ponto, a temperatura já costuma estar mais baixa do que no litoral do Estado. Isso porque o município fica a 552 metros acima do nível do mar com temperatura média no inverno de 12°C, e no verão 31°C.
Quem espera que Bananeiras seja apenas mais uma cidade do interior da Paraíba terá muitas surpresas por lá. Uma delas é que o primeiro campo de golfe do Estado foi inaugurado lá em junho de 2010. Outra curiosidade é que os condomínios de casas também crescem por lá, aliás, o campo de golfe foi feito em um deles, o Condomínio Águas da Serra, Haras e Golf. As casas são compradas, principalmente, por pessoas que moram em locais próximos, como João Pessoa, por exemplo, e procuram por lá o clima de inverno que não encontram em suas cidades.
O 1º campo de golfe da Paraíba foi inaugurado ano passado em Bananeiras
Uma surpresa boa é encontrar fondue para comer. Claro, como qualquer cidade para curtir o inverno, a delícia gastronômica não poderia faltar. Opções de carne, queijo e chocolate são encontradas no restaurante Serra Golfe Apart Hotel (que é aberto também para quem não é hóspede), dos mesmos proprietários do condomínio Águas da Serra. Aliás, o hotel foi feito para que essas pessoas tivessem um local de hospedagem quando fossem para Bananeiras acompanhar a construção de suas casas. O padrão do hotel é outra coisa inesperada, as instalações são de alta qualidade, os quartos com cama king size, televisões de tela plana e wifi grátis nas áreas comuns".

Fotos

Inverno em Areia


Visão Aérea de Areia

Nenhum comentário:

Postar um comentário