Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Turismo em Serra Talhada/ Pernambuco

Serra Talhada é um município brasileiro do estado de Pernambuco, conhecida como a capital do xaxado. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), cidade pólo em saúde, educação e comércio da região.


Significado do Nome: O nome da cidade tem origem na denominação da propriedade, chamada Pedra Talhada.

A cidade de Serra Talhada, é a mais próspera do Sertão do Pajeú, foi uma das 3 cidades que mais cresceu no Estado, é o pólo econômico dessa microrregiăo pernambucana.
Turismo


Carnaval fora de época (SerraFolia); 
Carnaval'; 

Aniversário da cidade, dia  06 de Maio;

Encontro Nordestino de Xaxado, são feitas apresentações de vários grupos locais e regionais de XAXADO, dança que tem origem no cangaço. E ao final das apresentações diárias, acontecem shows de bandas locais; 

São João, um dos melhores do sertão, com uma das melhores estruturas do estado; 

EXPOSERRA, uma das maiores feiras comerciais do nordeste, que tem todos os anos atrações com artistas nacionais e regionais; 
Festa da Padroeira, conhecida também como "Festa de Setembro", a mais famosa de todas as festas da cidade. Tem início no fim de agosto e durante até a segunda semana de setembro; 
Fim de ano, sempre há pequenas festividades na passagem de ano. 


São vários pontos, por exemplo:

A Serra que deu origem ao nome da cidade. Esta, além de uma estética fascinante, possui trilhas, para aqueles que gostam de se aventurar, e ao chegar ao topo, no cruzeiro, se deslumbram com a vista de toda a cidade e de parte do Vale do Pajeú. Quando em época de chuva, podem-se aproveitar pequenas cachoeiras que se formam nos rochedos. 
Igreja Matriz de NȘ Senhora da Penha, uma monumental obra, linda de todos os ângulos, uma das mais belas de todo o estado de Pernambuco. Chama a atenção por seu estilo neoclássico, e por seu tamanho e altura imponente. 
Igreja NȘ Senhora do Rosário, pequenina, porém bela, foi construída à mão de obra escrava. Foi ao seu redor que se deu início a cidade de Serra Talhada, na época chamada de Vila Bela. 
Açude Jazigo, em épocas de cheias, esse açude forma em seu paredão uma imensa cortina de água, que faz parar quase todos que passam pela rodovia BR-232. Ao seu lado está um aconchegante clube, com as melhores piscinas. 
Açude Cachoeira, tem esse nome por que, quando cheio, seu bebedouro transborda e forma uma bela cachoeira, onde um grande número de pessoas aproveitam o banho. Independente da época, lá há um mirante de onde se pode ver um belo pôr-do-sol. É possível também praticar a pesca e passear de barco ou canoa. 
Barragem de Serrinha, uma das maiores barragens de Pernambuco, você poderá apreciar as pequenas ilhas. 
Mirantes - como o Talhado do Urubu, com magnífica visão da Chapada do Araripe, do Vale do Pajeú e do Açude do Saco. 
Casa da Cultura, uma bela construção antiga, que já foi sede do cartório, hoje abriga peças de toda a história de Serra Talhada, desde Lampião, filho ilustre da cidade, fotos de pessoas importantes do município e de suas "misses", que em três anos consecutivos levaram o prêmio de miss Pernambuco, objetos do Padre Jesus, figura importante na construção da Igreja Matriz, e outras peças históricas. 

Rio Pajeú ao cruzar Serra Talhada Museu do Cangaço, esse fica há poucos quilômetros do centro da cidade, nele está um grande acervo de fotos e objetos do cangaço, fica situado no Sítio Passagem das Pedras, local onde nasceu o cangaceiro Lampião. 

Estação Ferroviária, local onde ocorrem as festas juninas do município, lá você encontra uma pequena cidade cenográfica, com casas de madeira e de barro, além, é claro, do antigo prédio da estação, neste local durante todo o ano, ocorrem apresentações culturais, uma das mais famosas é o Encontro Nordestino de Xaxado (dança típica do cangaço), onde se apresentam grupos de todo o nordeste e de grupos locais, como "Os Cabras de Lampião", grupo que já fez apresentações em todo o Brasil e no exterior. ã
Ponte sobre o Rio Pajeú, esta ponte liga o centro da cidade ao bairro Cachixola, dela tem-se uma bela vista do Rio e da Serra. 



Videos




Nenhum comentário:

Postar um comentário