Translate

sábado, 31 de agosto de 2013

Mamanguape (PB)

HISTÓRIA DA CIDADE
Mamanguape foi palco de diversas batalhas contra franceses e holandeses. É um município que possui uma história rica em todos os sentidos. O local tem o privilégio de ser cortado por rios e por mar e possuir terras férteis cobertas de pau-brasil, tornando-se um convite para contrabandistas estrangeiros.
Os Potiguares, índios residentes na região, eram dóceis e isso facilitou a conquista daquela área pelos franceses, onde faziam o contrabando de pau-brasil. Com ajuda dos Tabajaras, aliados dos portugueses conseguiram expulsar os invasores e os Potiguares daquela área após muitas lutas. A Baía da Traição também sofreu invasão dos holandeses que pretendiam se apossar daquelas terras, transformando mais uma vez aquela área em palco de lutas sangrentas. 
Com esse desenvolvimento, Mamanguape no começo do século tinha ruas calçadas e em cada esquina, um lampião de azeite para facilitar o trânsito noturno que lhe davam na época, prestígio e ar de metrópole.
Significado do Nome
Mamanguape nome indigina que singnifica água boa de si beber
Aniversário da Cidade
25 de Outubro 
Gentílico
mamanguapense
População
42.330 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
O crescimento de Mamanguape chegou a ofuscar a capital, com seu comércio intenso. A cana-de-açúcar e o algodão levaram para Mamanguape os exportadores e seus armazéns de estivas, com gêneros de toda espécie. O comércio de cabotagem, por meio do porto de Salema, fazia as bases da fortuna coletiva.
Clima 
Tropical
Temperatura Média
25º C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Mata Paraibana
Limites
Estado do Rio Grande do Norte e com os municípios de Rio Tinto (7km), Mataraca (30 km), Capim (9 km), Itapororoca (13 km), Curral de Cima (23 km) e Jacaraú (32 km).
Acesso Rodoviário
BR 101 norte
Distâncias:
Da Capital:
42 km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo:
O município tem grande acervo histórico e arquitetônico, herdado dos período áureo da produção açucareira. Com destaque aos edifícios: Casa do Imperador, Presídio da província da Parahyba, Igreja de São Pedro, Igreja de São Paulo, Igreja do Rosário, e a Igreja de São Sebastião. Há também a antiga ponte férrea do Rio Mamanguape, e pode-se fazer um percurso rural até o sítio Pindobal, passando pela Usina Monte Alegre.
Principais Pontos Turísticos
Centro Cutural Fenix

O antigo Mercado de Mamanguape que foi edificado pelo capitão Paulino Fernandes da Costa, em 1874, há 134 anos. Em 1901, sendo presidente do conselho municipal o Capitão Francisco Ivo, foi construído mais um compartimento, seis anos depois, pelo então Prefeito Coronel José Campelo, foram realizados diversos melhoramentos e novas talhas para o corte de peixe e carne. Um ano depois, no seu segundo mandato de Prefeito, o Major José Pedro Batista Carneiro concluiu a calçada do Mercado e colocou lampiões de azeite para iluminação externa.
hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- A vida cultural era intensa e o Teatro Santa Cecília apresentava grupos vindos do Recife direto para Mamanguape. Pode-se citar filhos ilustres, tais como: Padre Azevedo, Aristides Lobo, Castro Pinto, Padre Aires e Carlos Dias Fernandes. 
 Junho

29 - Padroeiros São Pedro e São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário