Translate

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Destino Copa do Mundo: Pedra Lavrada (Paraíba)

A charmosa cidade de Pedra Lavrada, conhecida como a Princesa do Seridó Oriental Paraibano, esta localizada a aproximadamente 230 quilômetros da capital João Pessoa. É uma cidade que encanta pelas suas belezas naturais, arqueológicas e históricas. O clima da cidade é ameno com uma agradável brisa que alivia o calor. A cidade é conhecida pela espetacular diversidade mineral que abriga em seus 351,69 Km2, emoldurada pela Serra das Flechas, Serra Branca, Boqueirão dos Patos e Rio dos Porcos. O rico patrimônio histórico-cultural do município reúne sítios arqueológicos e paleontológicos, alem de construções antigas. Esta riqueza cultural despertou a atenção de estudiosos que há três séculos começaram a catalogar as marcas deixadas por um povo, que remonta aproximadamente 12 mil anos. Em Pedra Lavrada já foram encontrados, analisados e catalogados vários objetos como utensílios, ferramentas, e armas. Certamente, resquícios de uma antiga “civilização” que habitou a nossa região. Todos estes atrativos tem feito de Pedra Lavrada um dos municípios mais visitados do interior da Paraíba. A cidade é procurada por centenas de turistas em busca de aventuras nos passeios ecológicos pelas trilhas de rios e sítios, além da adrenalina nos esportes radicais como o rapel e o mountain bike.

Aqui estão alguns pontos turísticos que vocês devem ver em Pedra Lavrada. Vão se apaixonar.

Serra Branca
A Serra Branca é um sítio localizado a aproximadamente 8 km da sede do município de Pedra Lavrada. O local é cortado pelo rio de mesmo nome.
No sitio Serra Branca foram catalogados vários sítios arqueológicos da tradição Itacoatiara. Ao longo do leito do rio existem dezenas de poços e uma bela paisagem. É um excelente local para a prática de esportes radicais como o rapel e um ótimo lugar para os ecoturistas que praticam o Camping.


Sítio Porcos
O sítio Porcos está localizado a aproximadamente 12 quilômetros da sede do município de Pedra Lavrada. É outro lugar de rara beleza que faz Pedra Lavrada figurar entre as cidades procuradas por estudiosos.
A região é cortada pelo rio Porcos que vem a ser o mesmo que passa na Serra Branca. Ele apresenta um terreno plano e não acidentado, o que facilita o acesso tantos para os esportistas e aventureiros que cultuam as trilhas quanto às pessoas comuns.

Sítios Arqueológicos e Paleontológicos
Pedra Lavrada é uma das cidades mais desenvolvidas e modernas do Seridó paraibano. Ao passo que saboreia o crescimento o município e o seu povo se vêem obrigados a preservar seu rico passado histórico.
Um passado que agora começa a ganhar novos rumos com o interesse de arqueólogos e paleontólogos quem buscam explicação para os inúmeros sítios que carregam inscrições rupestres e até fósseis.Estes atrativos também começam a abrir as portas do município para o turismo ecológico. Turismo que obrigará o município a desenvolver políticas públicas que possam fazer a exploração turística conviver lado a lado com a preservação destes lugares sagrados que podem se tornar uma fonte rentável de geração de emprego para a comunidade local.
A riqueza histórica de Pedra Lavrada é incomensurável. Desde o século XVIII, registros indicam que estudiosos já catalogavam as marcas deixadas por um povo, que remonta aproximadamente 12 mil anos. Estes povos teriam habitado de forma regular o território onde fundou-se posteriormente a povoação que daria origem a atual cidade.
Em Pedra Lavrada já foram encontrados, analisados e catalogados vários objetos como utensílios, ferramentas, e armas. Certamente, resquícios de uma antiga “civilização” que habitou a nossa região.Os sítios arqueológicos do município revelam registros pictográficos que podem pertencer a Tradição Nordeste (5.000 a.C.), Agreste (2.000 a 3.000 a.C.) e Itacoatiara (1.000 a.C. a 1.000 d.C.).Até hoje já foram identificados vinte sítios arqueológicos, entre eles: Complexo Canta Galo, localizado no sítio Canta Galo (onde está a “Pedra Lavrada” com registros das tradições Nordeste, Agreste e Itacoatiara), 7.000 anos; Salgadinho (Pedra dos Solon) com pinturas rupestres e traços da Tradição Nordeste – entre 3 e 4.000 anos; Retiro I e II (Gravura Itacoatiara); Retiro, Flechas; Lagoa de Campinhos (foram encontrados fósseis de um Mastodonte); Quixaba; Tibirí, foi encontrado material lítico (ferramentas para uso na agricultura e machados); Serra Branca; Poço da Mesa, situado no sítio Cumati, foram identificadas gravuras, entre outros.


Centro Histórico do município
É provavelmente seu maior atrativo turístico por trazer características de importância histórica na arquitetura paraibana.
 EVENTOS:
 Fevereiro
Nossos principais eventos festivos são a festa da padroeira - Nsra. da Luz.
 Junho
São João antecipado. 
Fontes: Portal Férias e Pedralavrada.com

Fotos




Essa aqui é piada





Nenhum comentário:

Postar um comentário