Translate

sábado, 20 de julho de 2013

Turismo na Cidade Triunfe- PE

HISTÓRIA DA CIDADE



  O município de Triunfo foi fundado pela Lei Provincial nº 930 de 02 de junho de 1870, sob a denominação de Baixa Verde, e estava vinculada à comarca de Vila Bela. A 13 de junho de 1884, Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Canaã e Iraguassu. Anualmente, Triunfo comemora sua emancipação política no dia 13 de junho. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores. 


 Triunfo é uma cidade muito boa para a prática de turismo, pois o clima é ameno. e se encontra mais de mil metros acima do nível do mar. No inverno, a cidade recebe inúmeros turistas, pois eles vão ver as festas culturais, e é claro, sentir o friozinho do Nordeste (parece ironia).


Clima 
Tropical

Temperatura Média

28º C

Atrativos Turísticos
O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras. Um dos pontos mais altos de Pernambuco é o Pico do Papagaio, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira e Flores. Belas paisagens também podem ser admiradas do Mirante Belverde e do Cruzeiro do Alto da Boa Vista.
Cachoeira do Grito
O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira do Grito, com cindo quedas.
Cachoeira do Brocotó
Tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso.
Teleférico
Transportador a cabo aéreo instalado na cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco.
De propriedade do SESC, faz a interligação do Hotel do SESC à Rodoviária local, passando sobre um lago, com um vão entre torres de 220 m.
Cine Teatro Guarany
É o cartão postal da cidade e fica logo na entrada de Triunfo. Construído em 1919, o prédio passou anos desativado e agora foi totalmente restaurado pelo governo estadual. Agora, conta com novos camarins, galeria de acesso aos banheiros públicos e teve a sala de projeção completamente reformada. Tratamento acústico e um moderno sistema de iluminação cênica também foram implantados.
Museu do Cangaço
Fundado em 1975, dono de um rico acervo com mais de 500 peças doadas por pessoas que fizeram parte da história de Lampião. Lá, também pode-se ver objetos que compunham antigos engenhos de Triunfo.
Casario antigo da cidade
São fechadas bem conservadas que nos fazem pensar que voltamos no tempo.
Cachaça Triunfo
Nascidas nos engenhos no início do século XVI, a cachaça se impõe nos restaurantes chiques do país e cai no gosto de degustadores.
O Engenho São Pedro data do início do século passado. E vem sendo restaurado nos últimos anos. A sua recuperação surgiu da vontade do proprietário, neto de Senhor de Engenho, de produzir cachaça e rapadura de qualidade, obedecendo aos preceitos de produtos orgânicos (Ecologicamente Corretos).
É localizado na turística cidade serrana de Triunfo-PE, a cidade mais alta do nordeste.
A Cachaça Triumpho destilada em alambique e envelhecida em barris de carvalho possui características singulares de aroma e sabor propiciadas pelo cultivo da cana e ritual de produção em região de terras altas, acima de 1000 metros de  altitude.
Para a cachaça foi tomado o nome da cidade, conservando a grafia antiga, TRIUMPHO.
O Engenho São Pedro faz parte de um complexo rural junto com Águas Parque e a Pousada Baixa Verde.
Açude João Pessoa  

Construído pelo governador Etelvino Lins, tendo à frente dos trabalhos,  prefeito do município Aprígio Higino DAssunção.
Cristo Redentor
 
Escultura do artista plástico triunfense João Gonçalves Lima (João de Agamenon), doado pelo casal Benedito Lobo Siqueira e Maria José Rodrigues aos 17/01/2002 à prefeitura de Triunfo. A estátua mede 7,6 metros de altura, localizada no Alto da Boa Vista, de frente para a cidade. Inaugurada em 01/06/2002.
Engenho São Pedro
O engenho possui uma arquitetura do século passado e esteve anos desativado, a sua recuperação teve início no ano de 2000, retornando ao funcionamento no ano seguinte. A cachaça artesanal foi registrada e começou a ser fabricada no meado do ano de 2001, recentemente ela foi à primeira do Brasil a receber o selo de qualidade do INMETRO. A estrutura física do engenho é formada por:
Moendas, dornas de fermentação, barris de carvalho para envelhecimento, barris de freijó para o descanso da bebida, o conjunto de alambiques, caldeira e fornalha da rapadura. No local encontra-se uma bodega, nela são oferecidos diversos produtos, como a cachaça branca e envelhecida, licor de cana-de-açúcar e uma variedade de rapaduras. Os principais consumidores da cachaça são algumas capitais nordestinas, como Recife, Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju. Ela também é fornecida em algumas redes de supermercados, como o Carrefour, Bompreço, e em lojas especializadas localizadas em aeroportos, nos principais pontos de circulação turística e sendo ainda exportada para outros países como a Alemanha.
O visitante chegando ao engenho terá a chance de conhecer todo o processo de fabricação, fazendo um tour acompanhado de um guia, desde a chegada da cana-de-açúcar até o produto final.
Águas Parque

Inaugurado no dia 07 de setembro de 1997, dispõe de uma infra-estrutura ecológica sendo todo arborizado com 40 mil metros quadrados de área, dotado de campo de futebol de areia, piscina de mergulho, playground, banheiros, estacionamento, enfermaria, sala de reuniões, sala de apoio e um apartamento. O parque possui sete piscinas no total, somando em torno de um milhão de litros de água tratada e vinda de uma nascente cristalina. Muito visitado durante o verão, registrando um público recorde de duas mil pessoas, sendo que os meses de alta se iniciam a partir do mês de setembro e vai até fevereiro do ano seguinte encerrando com o carnaval. 
Colégio Stella Maris
O prédio foi inaugurado em 1939, onde antes funcionava o Colégio dos Maristas, doado anos mais tarde pelo bispo de Pesqueira, Dom Adalberto Sobral para as irmãs vindas da Alemanha e reestruturado em 1946, daí em diante passou a ser o Colégio Stella Maris.
Artesanato
Apesar de Triunfo não possuir tradição em artesanato, os visitantes podem encontrar obras de arte sacra produzidas com a imburana - madeira própria da caatinga - no centro da cidade. O criador das imagens é Francisco Vicente Nogueira, ou simplesmente “Chico Santeiro”, artista popular no município por fabricar os mais autênticos objetos no estilo barroco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário